Seja a partir de correntes ou correias, o funcionamento do sistema de transmissão final do motor que é responsável por passar para a roda traseira a força concebida pelo motor e como resultado colocar a moto em movimento, necessita de um desses componentes. Isso porque, são as grandes responsáveis pela sincronização de virabrequim e eixo comando de válvulas do motor, coração do veículo.
As transmissões por correia dentada são bem parecidas com as da corrente, o que muda são apenas a coroa e o pinhão que são substituídos por duas polias (maior e menor). Também, por ser de borracha de alta resistência, a durabilidade como dita anteriormente, se apresenta bem maior, além de precisar raramente de manutenção.
Esse tipo de transmissão é mais comum em motos de grande porte, mas também podem ser encontradas em motos menores e mais populares atualmente.
Os principais pontos positivos que se deve levar em consideração são: menor emissão de ruído, maior autonomia (rara manutenção), a leveza de seus equipamentos e sua durabilidade incomparável. Por outro lado, os pontos negativos são o maior custo e reposição, e uma manutenção complexa.
Correia x Corrente
Contudo, o produto que contém mais benefícios com certeza ganha um espaço maior de mercado e por isso a correia começou a se destacar. Á vista disso, o kit de transmissão mais durável já se encontra disponível para a troca no lugar da corrente convencional.
Diferenciação dos produtos
A correia se diferencia das correntes pela coroa e o pinhão que são substituídos pela polia maior e pela polia menor, conferindo menor emissão de ruído, leveza dos equipamentos, maior autonomia, ou seja, raramente precisa de manutenção, além claro de sua durabilidade que pode ultrapassar os 200 mil quilômetros a depender de como sua moto é usada.
Referente á manutenção, a recomendação para ambos é de que sejam feitas de forma adequadas, por mão de obra especializada e frequente.
No caso da correia, ao checar, veja se há principalmente sinais de ressecamento ou rachaduras pois, se não resolvido com urgência, a sincronização do comando com o virabrequim pode se tornar uma grande dor de cabeça já que não é algo tão prático de ser tratado e/ou sem a utilização de ferramentas necessárias.
Já na corrente, é um pouco mais fácil de se identificar problemas pois sua estrutura metálica permite que a partir da identificação do barulho, isso ocorra. Se você encontrar alguma das engrenagens dentadas trincadas, danificadas ou já desgastadas, também é importante que seja resolvido com o suporte de mão de obra especializado para que a vida útil do produto se estenda e seja aproveitada ao máximo.
É verdade que as correias possuem preços mais altos do que as correntes, mas é um custo proporcional: duram duas, até três vezes mais que os outros sistemas de transmissão.
O importante aqui se torna então, troca-la rigorosamente no prazo estipulado pelo fabricante (seu uso contém prazo de validade), pois se uma correia arrebenta estando com a moto em movimento, a chance de que ocorra um acidente e fatalidade são enormes. Todo cuidado com a vida é pouco.