A maior parte das motos se apropria do uso de correntes devido seu custo ser menor, mas, para quem a compra fica o compromisso de lubrificar periodicamente, ajustar a corrente pra não haver folga e também trocar seus componentes a cada 10 ou 20 mil km.
Já no sistema que se utiliza correia dentada, apesar de semelhante, ela não dilata tanto quanto o material da corrente devido ao calor gerado no atrito das partes- o que confere que sua manutenção por exemplo, seja menos frequente. A correia emite também menos ruído e não acumula sujeira de graxas/ lubrificantes, etc.
Ao substituir seu sistema de transmissão convencional pela correia, é possível que se instale as polias no lugar da coroa e do pinhão para encaixe nos dentes da correia que tem estrutura de fibra de carbono, sem nenhuma fixação, usando os pontos de fixação originais de cada modelo.
A substituição de correntes por correia é um processo rápido, prático, fácil e reversível. Confira abaixo, o processo de como acontece essa troca:
1- Independentemente se a corrente atual possuir emendas ou não, há de se soltar o bacalhau, os parafusos necessários e o amortecedor que fica localizado logo atrás também para que ela seja retirada sem problemas.
2- Retirada a corrente e o amortecedor, é hora de passar a correia e colocar o pinhão que se utiliza dos mesmos encaixes, além de possuir uma regulagem própria para o motor.
3- Após, instale a coroa de seu kit na roda traseira e aperte bem o parafuso.
4- Instale o pinhão que também se utiliza do mesmo encaixe.
5- Tensionamento da correia: com os eixos alinhados, você deve agora deixar apenas um pouco de folga para não ter problemas com o tensionamento de sua correia.
6-Por último, coloque o amortecedor de volta no lugar e verifique se todos os parafusos estão bem apertados e as regulagens estão ajustadas de forma adequada para que não haja futuros problemas com sua correia devido a instalação.
7- Pronto! Depois de instalar seu novo kit de transmissão na moto, aproveite o máximo dela e não se esqueça da manutenção periódica para um melhor aproveitamento e utilização do sistema.
Atenção: Cuidar de seu veículo é também cuidar da vida. Lembre-se que além de usar produtos de qualidade, realizar manutenção periódica, dentre outros, é necessário que se utilize equipamentos de segurança como o cinto no carro e o capacete na moto. Cuide da vida no trânsito!