Se você possui uma moto, com certeza já se perguntou qual a diferença de possuir uma corrente ou correia em seu sistema.
Na verdade, a maior vantagem que a correia oferece em relação ao sistema tradicional composto por corrente, é a durabilidade, ou seja, enquanto o convencional pode durar em média 20.000 quilômetros, a correia pode chegar a 100.000 quilômetros ou mais.
As transmissões por correia dentada são bem parecidas com as da corrente, o que muda são apenas a coroa e o pinhão que são substituídos por duas polias (maior e menor). Também, por ser de borracha de alta resistência, a durabilidade como dita anteriormente, se apresenta bem maior, além de precisar raramente de manutenção.
Esse tipo de transmissão é mais comum em motos de grande porte, mas também podem ser encontradas em motos menores e mais populares atualmente.
Os principais pontos positivos que se deve levar em consideração são: menor emissão de ruído, maior autonomia (rara manutenção), a leveza de seus equipamentos e sua durabilidade incomparável. Por outro lado, os pontos negativos são o maior custo e reposição, e uma manutenção complexa.
Antes mesmo de escolher ter uma correia dentada, se faz necessário o conhecimento prévio de seu uso/aplicação e o de sua moto também. Isso porque, por não terem longo curso de suspensão, as correias são indicadas hoje também para categorias diferentes das que antes eram recomendadas como trail, bigtrail e maxitrail, ou seja, seu uso não é mais limitado.
A correia no sistema de transmissão fará uma grade diferença no desempenho de sua moto se seu intuito for possuir alta durabilidade de sistema. Por conseguinte, seu investimento inicial valerá a pena pois os benefícios se apresentarão ainda com alta qualidade por muitos anos.
Uma das melhores correias encontradas hoje no mercado é a Poly Chayn GT Carbon. Isso porque, fabricada a partir de anos de experiência, ela possui em sua estrutura a fibra de carbono como o elemento tensor, o que propicia maior produtividade e incremento na potência do sistema.
A Gates, sinônimo de tecnologia e qualidade quando se trata de correias, criou a Poly Chayn GT Carbon com um desempenho incomparável, o que origina uma maior compactação das transmissões e aumenta sua flexibilidade sem deixar de possuir alta resistência, viabilizando o uso de tensoras no dorso da correia.
As vantagens de seu uso são inúmeras. Confira algumas logo abaixo:
Além claro, do retorno no investimento, devido ao aumento na conversão do sistema, o que torna a correia ainda mais vantajosa.
Apesar de possuir múltiplas aplicações, seu uso em sistemas de transmissões em motos se torna cada vez mais frequente à medida que seus benefícios se tornam incomparáveis em relação aos outros sistemas.
Seu uso pode se dar também em sistemas grandes que necessitam de maior potência como em máquinas industriais, operatrizes (ou máquinas ferramentas), ou até mesmo em máquinas de pavimentação.
O mais importante, porém, é atuar conjuntamente na movimentação e fluidez dos acionamentos que necessitam de força e velocidade, gerando assim um ritmo de produtividade sem comprometer a sincronia do movimento completo e garantindo a máxima eficácia do produto que é a correia Poly Chain GT Carbon produzida pelas correias Gates.
Atenção: seu uso não é indicado/destinado a aeronaves. Por isso, não corra perigos, utilize as correias de maneira apropriada.