Confira 05 dicas para a manutenção da sua moto!
A moto é um veículo que já faz parte da rotina dos centros urbanos e da vida de muitos que a utilizam como transporte para trabalho – por exemplo, os entregadores de delivery. Além de permitirem uma agilidade maior no trânsito, consomem menos combustível e, em geral, demandam uma manutenção mais barata em comparação a outros veículos.
Mas, você sabe ao que atentar na hora da manutenção?
Então, confira as 05 dicas que trouxemos neste artigo para ficar por dentro dos cuidados com a sua moto!
1. Substitua o filtro sempre que trocar o óleo
A função dos filtros de ar é a de filtrar todas as impurezas que entram no motor. Alguns filtros são descartáveis e outros podem ser removidos e lavados. Para descobrir qual é filtro de ar que a sua moto utiliza, consulte o manual!
Se precisar higienizá-lo, água e detergente líquido neutro são suficientes para isso.
2. Verifique os freios da moto
Os freios são parte importante de qualquer veículo e, por isso, devem ser verificados constantemente. Os freios a disco podem ter seu desgaste analisado a olho nu; já os freios a tambor devem ser removidos e analisados com cuidado.
As pastilhas de freio desgastadas comprometem os discos, causando dificuldades na frenagem e podendo causar acidentes.
3. Confira o nível do óleo
Nas motos, o óleo do motor ajuda a lubrificar o câmbio. Por isso, ele precisa ser trocado de tempos em tempos. Recomendamos uma verificação semanal do óleo, no entanto, você pode verificar a frequência recomendada de checagem também no manual do veículo.
Se estiver abaixo do nível, você pode completar com o mesmo que foi utilizado nas trocas!
4. Dê uma atenção especial à bateria
Atualmente, a maioria das motos já vem com uma bateria que não requer manutenção nem tem a necessidade de completar água. Caso seu modelo seja mais antigo e não contemple as baterias mais modernas, é possível utilizar um multímetro para essa verificação. Além disso, para a limpeza dos terminais da bateria, você pode utilizar uma solução de água e bicarbonato de sódio. Tome cuidado: utilizar apenas água comum pode acelerar o processo de corrosão da bateria
5. Confira as correntes
É muito comum acidentes causados pelas correias folgadas nas motos. Para prevenir que isso aconteça, o ideal é que você peça ao mecânico para verificar a cada troca de óleo. Você também pode fazer essa análise diariamente antes de utilizar o veículo. Ainda no manual da moto, você encontra quantos centímetros de folga é permitido para o seu modelo.
Você já pratica essas dicas no seu dia a dia?
Além das dicas de manutenção da moto, aproveitamos para destacar o cuidado diário no trânsito! As motos são super práticas e ágeis, porém requerem atenção especial por parte dos motociclistas.
Adotando os conselhos para manutenção citados acima, você com certeza irá garantir o bom funcionamento da sua moto e, o mais importante, a sua segurança!